Notícias



Busca

Pesquisa personalizada





Usina de Soluções Tecnologia da Informação

 

 

História da Família Covezzi

 

 

 

COVEZZI: Nome italiano muito raro e que basicamente só é encontrado na cidade de Ferrara, principalmente na frazione (distrito) de Pontelagoscuro, uma vila junto ao rio Pó, na divisa com a província de Rovigo. Embora pouco provável, pode se tratar de um patronímico, pois o sufixo "-ezzi" (em latim "-ensis") deve indicar "filho de" e o radical "Cov-" pode ser derivado do nome latino Iacobus (em português Jacó ou Tiago), modificado primeiramente para Iacopo, depois para Iacovo e, finalmente, para Covo. Com a junção do sufixo "-ezzi" teríamos Covezzi. No Brasil, erros de tradução em cartórios e paróquias acabaram por transformar o sobrenome em Covessi.

A família Covezzi é citada no envelope 9 do Fundo Antigo das Famílias (Fondo Familiare Antico - Bb. 28 - Busta 9) da cidade de Ferrara. Este fundo trata-se de uma coletânea de registros históricos referentes às principais famílias da nobreza e da burguesia de Ferrara que se tenham distinguido em vários campos da vida social durantes os séculos 17, 18 e 19. Os Covezzi tinham alguma relação com as famílias Baccarini, Navara e Scapoli, e possivelmente com a histórica família Cicognara.

No final do século 19 e na década de 1950, alguns poucos Covezzi chegaram ao Brasil, se instalando primeiramente no interior de São Paulo e, posteriormente, migrando para o Paraná e outros estados. Atualmente, a maioria dos Covezzi brasileiros residem nas regiões de Americana-SP, Maringá-PR e Curitiba-PR. Parte destes utilizam o sobrenome Covessi (modificação devido a erros de cartórios brasileiros).

Devido à Segunda Guerra Mundial, alguns Covezzi emigraram também para a França (na região de Dordogne).

O ramo pertencente à família Thom de Souza tem como patriarca Arturo Covezzi. Arturo nasceu em 1865 em Pontelagoscuro-Ferrara-Itália e se casou com Teresa Busatti na Itália. Em 23 de dezembro de 1897, partiram do porto de Gênova-Itália no navio "Minas" e em 13 de janeiro de 1898 desembarcaram no Brasil em Santos-SP com seus filhos Augusto, Primo, Giovanni, Carolina, Oreste, Vittorio, Cornelia e Maria. A família foi primeiramente para São Simão-SP, trabalhar na fazenda de João Carlos S. Nogueira (descendente do ilustre fundador de Baependi-MG, o funchalense capitão-mór Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, oriundo do fidalgo aragonês D. Fernando Rodrigues Noguera que, devido às guerras, passou-se para Portugal, "alli aclimando a familia, na invasão dos mouros"). De São Simão foram para a fazenda Capão da Cruz em Bonfim Paulista (região de Ribeirão Preto-SP), depois seguiram para Jacarezinho-PR e, posteriormente, para Maringá-PR.

Foto da antiga estação de trem Capão da Cruz localizada na antiga fazenda com o mesmo nome

Vittorio, filho de Arturo, se casou com Paola Carravieri no dia 24 de fevereiro de 1912 em Sertãozinho-SP e faleceu em Maringá-PR no ano 1964.

Outro filho de Arturo, chamado Oreste, se casou com Maria Helena Lucato e faleceu em Maringá-PR em 1974.

 

Ancestrais da Família Thom de Souza:

 

Vittorio Covezzi:
Fotos:

Nascimento Data: 1893 Local: Pontelagoscuro - Comune di Ferrara - Provincia di Ferrara - Emilia Romagna - Itália Pais: Arturo Covezzi e Teresa Busatti Esposa: Paola Carravieri

 

Voltar