Notícias



Busca

Pesquisa personalizada





Usina de Soluções Tecnologia da Informação

 

 

História da Família Gonçalves

 

 

 

GONÇALVES/GUTIERREZ/GONZALEZ: Sobrenome patronímico (filhos de Gonçalo) que deu origem certamente a múltiplas famílias sem qualquer parentesco entre si.

Um dos primeiros Gonçalves trata-se de Hermenegildo Gonçalves, Conde Soberano de Portugal, filho de Gonçalo Mendes e Ilduara Pais. Também conhecido como Mendo Gonçalves (não é o mesmo Mendo Gonçalves, Senhor da Maia), nasceu em 946 e faleceu em 1008. Casou-se com Tutadona Moniz em 960 com quem teve os seguintes filhos: Rodrigo Mendes e Elvira Mendes, condessa soberana de Portugal e esposa de Alfonso V, Rei de Leão.

Outro Mendo Gonçalves, o 3º senhor da Maia, nasceu em 1020 e morreu em 1065. Este é descendente de longa linhagem nobre de várias nações, a começar por seu pai, Gonçalo Trastamires, 2º Senhor da Maia. É descendente de Froila I, Rei de Leão no século VIII, de Alfonso I, Rei de Asturias no século VIII, de Pedro, Duque da Cantábria no século VII, de Alarico, 1º Rei dos Visigodos no século V, de Teodósio I, Imperador Bizantino no século IV, e de Valentiniano I, Imperador Romano do Ocidente no século IV.


Valentiniano I, Imperador Romano do Ocidente no século IV e ancestral de Mendo Gonçalves



Antes do séc. XVI, a um Antão Gonçalves foram concedidas armas que já figuram no Livro do Armeiro-Mor.

Brasão da Família Gonçalves

 

Armas: De verde, com banda de prata, carregada de dois leopardos de púrpura, armados e lampassados de vermelho.
Timbre: Um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho, sainte.

 

Voltar