Notícias



Busca

Pesquisa personalizada





Usina de Soluções Tecnologia da Informação

 

 

História da Família Zanelli

 

 

 

 

ZANELLI/ZANELLA/ZANELLO: Sobrenome de origem italiana composto de Zane (pode ter origem em Zanata), com o suf. -elli (forma pluralizada do sufixo masc. -ello, do latim -ellus, um sufixo diminutivo por excelência, podendo traduzir-se pelo nosso -inho). Outra origem é no nome hebraico "Giovanni" (Iohannes, formado pelo radical "Yo" = Deus e "hânan" = misericordioso) que significaria algo como "Deus tem tido misericórdia de vós e vos tem perdoado".

Forma dialetal do termo "Giovanni", nome utilizado em Veneza para identificar os servos que vinham de Bergamo.

Zanelli é o sobrenome descendente do nome "Giovanni" mais freqüente no Veneto.

Zanella é comum em todo o norte da Itália, na parte oriental da Lombardia, Tri-Vêneto, Emilia oriental e Romagna. Zanello é mais comum em Udine. Em Turim, o termo "Zane" tem origem em uma variação do nome "Gianni".

Registros encontrados recentemente comprovam que este sobrenome existia desde a Idade Média em Mantua. De clara e comprovada nobiliarquia através do marquês de Castelnuovo Belbo, título concedido ao Sr. Zanelli em 1665 e que se propagou por diversas regiões da Itália ao longo dos séculos. No século XVI, em Cornale (BG), encontramos registros de um cônsul chamado Zanello de Zanelli. Em Salò (BS) existem inscrições da família de um músico da República Vêneta, onde se pode ler: "...Some una de formento, quarte trei fava, vino bono zerle sette, olio pesi doi. Item ho un credito col Signor Conte Ernestor Martinengo da Zanello de L. 52 per causa de tanti instrumenti da sonar,...".

 

Brasão da Família Zanella

 

Armas: Di rosso, al palo d'azzurro, caricato di tre stelle d'oro, accompagnato a destra da tre gigli d'argento ordinati in palo al di sopra di una collinetta di verde che sostiene il terzo giglio, a sinistra da un'aquila, accostata in capo da una Z ed in punta da due L, accostati, il tutto d'oro.


Armas: D'argento e d'azzurro, un cavallo rampante.

Distribuição geográfica:

Atualmente na Província de TREVISO existem 322 famílias Zanella distribuídas principalmente pelos municípios de MONTEBELLUNA, SEGUSINO, TREVIGNANO, VAZZOLA, CONEGLIANO e MARENO DI PIAVE.

 

Voltar